2007-05-21

Mentalidades que precisam de ser mudadas...

No dia 17 de Maio, a Associação Zoófila de Leiria, "Fiéis Amigos", foi contactada por uma pessoa que pedia ajuda. Tinha encontrado no seu bairro, na rua, um cão muito mal tratado, "em chagas".
Rapidamente se juntou a vizinhança, que uniu esforços para minimizar o sofrimento do animal e, seguindo as indicações dadas por telefone, forneceu alimento, água, um abrigo e acompanhamento. Disponibilizaram-se verbas, muita vontade de tratamento e até de acolhimento do animal, no futuro.
É incrível como, por vezes, nas situações de desgraça, as pessoas se juntam e até provam que, afinal o ser humano também consegue ser bom! Esta deve ser a única coisa boa que se pode tirar desta situação atroz.
Como o telefonema foi feito já de noite e nunca se pensou que a situação fosse tão má, apenas na manhã seguinte, a associação conseguiu lá chegar, pensando que ía levar o cão para ser atendido no veterinário. Mas quando vimos o cão… vimos a coisa mais atroz que já alguma vez passou pela associação ao longo de todos os anos de existência!
O cão sofria de várias doenças contagiosas, mesmo até para os humanos. Sabe-se lá, como terá chegado até ali! Era muito dócil e deixou-se levar muito bem.
Presume-se que, pela coleira que trazia, deve ter sido um cão que foi mantido preso em casa de alguém, nalgum fundo de quintal, como estão tantos outros nesse Portugal fora, ficou doente e não recebeu tratamento. Deve ter sofrido longo tempo, até chegar a este estado de degradação. O seu proprietário, ao presumir que as doenças do cão seriam contagiosas, em vez de assumir o mal que já tinha feito e entregar o cão no canil municipal, decidiu despejá-lo numa rua qualquer, ao deus dará, espalhando as doenças por todos os animais e pessoas por onde passasse. Felizmente as pessoas que o encontraram contactaram os meios certos e, rapidamente, se agiu, de forma a travar a dor terrível que aquele bicho trazia, adormecendo-o para sempre… Foi com grande pesar, por não o termos encontrado a tempo de o salvar, mas o destino assim o quis. No entanto, não podemos deixar passar esta situação em branco e que este sirva de exemplo para tantos outros que sofrem. Esta pessoa má, esta pessoa vil, que deixou que um animal chegasse a este estado, não sabemos quem é, nem sabemos quantos animais terá mais em sua posse, mas esperemos que o destino se encarregue também de o punir!
Queremos divulgar esta história triste, com um final igualmente triste, para que o mundo inteiro, saiba que em algum sítio, provavelmente em Leiria, existe uma pessoa, ou mais, que tratou muito mal este animal, que provavelmente pode ter sido o seu melhor amigo!
Como este, devem existir muitos outros animais mal tratados e negligenciados, por isso, solicita-se a todas as pessoas que lerem esta mensagem que a divulgam por todo o mundo e por todos os meios, para que estas pessoas não fiquem impunes.
E sempre que conhecerem casos de maus tratos a animais, que façam queixa à polícia, à câmara municipal, às associações zoófilas, façam qualquer coisa! Pois só assim se poderão mudar as leis e as mentalidades!
Para já, podem ajudar, passando esta mensagem a toda a gente que conheçam.
Cristina Coelho Associação Zoófila de Leiria—"Fiéis Amigos"