2006-09-06

Os acolhedores compulsivos de animais

Achei muito interessante o tópico que li na Companhia dos Animais. Vou passar um pouco de um texto para aqui... Se quiserem ler mais, cliquem aqui http://www.companhiadosanimais.pt/forum/viewtopic.php?t=18516&start=0

Citação: Um grande problema da sociedade actual são as pessoas que têm um numero de animais em sua casa muito superior do que podem sustentar. Como a capacidade de acolher e tratar condignamente de animais varia de pessoa para pessoa é dificil fazer uma ideia geral, tendo de se recorrer a definição caso a caso.

O esteriótipo de um acolhedor animal é o de uma única, mulher mais velha, vivendo sozinha e com problemas sócio económicos . Como todo o esteriótipo , há alguma sustentação em dados existentes. Entretanto, é importante reconhecer que o acolhimento compulsivo não escolhe nenhuma idade, género , ou estrato socio-economico. Observou-se nos homens e nas mulheres, novos e velhos, casados, solteiros ou viúvos, e em pessoas de classes sociais elevadas ou baixas. Espécies mais fáceis de encontrar. Qualquer espécie concebível de animal pode ser uma vítima, tais como gatos, cães, coelhos, pássaros, cavalos, carneiros, cabras, galinhas, no entanto o cão e o gato são os maiores grupos de animais , muito provávelmente por causa da disponibilidade e da facilidade relativa em os encontrar e em tratá-los.

Que fazer

As pessoas em causa precisam na maior parte dos casos de apoio psicológico:pode contactar a pessoa primeiro de forma a tentar saber a motivação. note no entanto que não deve preocurar resolver a situação sozinho/a. Em casos em que os animais estejam nitidamente maltratados deverá sr efectuada queixa às autoridades competentes. Note no entanto que a recolha dos animais implica muitas vezes o seu abate em poucos dias em canis.